No
texto a seguir, o professor Elizandro comenta como se desenvolve o projeto
slackline na escola e quais foram os resultados obtidos até agora:
O projeto tem por objetivo fazer um estudo das
práticas do slackline na disciplina de Educação Física do Ensino Fundamental.
Ele vem sendo realizado desde 2009 na Escola Municipal Odete Ribaroli Gomes de
Castro. No ano de 2014, as aulas de slackline foram ministradas para os alunos
das turmas do 3º ano ao 5º ano. Foram necessárias 8 aulas de 50 minutos cada
para desenvolvermos nossa metodologia.
No primeiro momento, utilizamos vídeos para que
os alunos conhecessem a prática da modalidade. A seguir, utilizamos a
brincadeira pega-pega nas linhas da quadra poliesportiva* para explicar o
posicionamento corporal (pés, pernas, tronco, braços e cabeça)..
No segundo momento, utilizamos o tatame do judô
para iniciarmos as atividades preventivas de segurança. São exercícios que
ensinam os alunos a se protegerem dos tombos e possíveis lesões: quedas com rolamentos
para frente, para trás, para os lados e o posicionamento das mãos.
O terceiro momento foi dedicado aos exercícios
pedagógicos com ênfase no equilíbrio. Utilizamos bolas de diversos tamanhos
para que os alunos desenvolvessem o equilíbrio estático e assimilassem as
possíveis quedas. As cordas no chão de diversas espessuras com figurações
(formas de quadrado, triângulo e caracol) foram utilizadas como treinamento do
contato do pé e alinhamento do calcanhar na corda para posteriormente assimilação
na fita de slackline. Também utilizamos a prancha de equilíbrio de madeira, a
"falsa baiana".
No quarto momento, iniciamos o treinamento no
slackline.
Com esse estudo, até o momento, verificamos melhorias no equilíbrio,
atenção, concentração e cooperação dos participantes, além do estímulo na
continuidade da prática enquanto atividade de lazer.
* A largura da linha de uma quadra poliesportiva
é aproximadamente 5 cm, equivalente à largura da fita de slackline.
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